Tuesday, January 27, 2009

Alcatra da Terceira

Cá vai uma receita muito típica dos Açores!!!
A alcatra é feita em todas as ilhas dos Açores, e em cada ilha há uma maneira diferente de a confeccionarem. Na Terceira, é feita com muito vinho e fica com um sabor e cheiro fortes e chamativos.

Para se fazer alcatra, é necessário um alguidar de barro típico, que após ser comprado deve passar mais ou menos 48 horas completamente submerso em água. Após este tempo, deve ir ao forno cheio de folhas de couve portuguesa, de modo a que expulse o sabor a barro e não o passe aos cozinhados.
É possível fazer-se neste alguidar não só alcatra de carne, mas também feijoada ou alcatra de peixe. Estes pratos ficam muito mais saborosos feitos no alguidar.
Um alguidar vai-se tornando melhor e conferindo um melhor sabor aos pratos quanto mais é usado. Os alguidares que são muito usados ao longo de 20 ou 30 anos, chegam mesmo a tornarem-se monetariamente valiosos.

Alcatra à moda da Terceira

Ingredientes:
(Costumo fazer este prato só com carne dos Açores)
2 kgs de carne da alcatra
1 kg de chambão
Pimenta preta em grão
Margarina
4 ou 5 cebolas
Banha
toucinho fumado em cubos
Vinho de cheiro (ou tinto em substituição)
Vinho branco

Esfregar todo o alguidar com uma camada generosa de banha. Colocar no fundo do alguidar uma boa camada de cebola às rodelas e por cima umas fatias grandes de margarina. Fazer uma camada com toucinho fumado e por cima espalhar alguns grãos de pimenta. Colocar uma camada de carne e por cima espalhar sal. Continuar a criar camadas por esta ordem até todos os ingredientes estarem dentro do alguidar. Regar com bastante vinho de cheiro e um pouco de vinho branco até o alguidar estar cheio de vinho. Cobrir com papel de prata e levar ao forno quente durante 4 horas.

Este é o resultado:

1 comment:

  1. Ola :) É Açoriana?

    Eu sou e tenho quase a certeza, que a Alcatra é tipica só da Terceira! Embora já a façam em outras ilhas!
    As Sopas de Espírito Santo é que é um prato típico da Região ;)

    bjins ***

    ReplyDelete