Friday, November 20, 2009

Bolo Rei

Como em minha casa só eu é que gosto de bolo rei resolvi experimentar esta receita e depois de ter a massa pronta (antes de lhe juntar as frutas) dividi ao meio e congelei metade. Assim fiquei com um bolo à minha medida :)

Ingredientes:
50g de sumo de laranja
50g de leite
150g de açúcar
100g de manteiga
casca de laranja e de limão (sem a parte branca)
1 ovo
1 colher de sopa de Vinho do Porto
1/4 de cubo de fermento de padeiro ou 1 saqueta de Fermipan
1 pitada de sal
400g de farinha
Frutas cristalizadas a gosto
Frutos secos a gosto

Confecção:
Pulverize o açúcar 10s na Velocidade 10. Junte as cascas dos citrinos e programe mais 10s na Velocidade 10. Junte o leite e o sumo de laranja e probrame 2m na Velocidade 2 e Temperatura 37º. Adicione o ovo, a manteiga, o fermento e o Vinho do Porto, e bata tudo na Velocidade 5 durante 1m.
Junte metade da farinha e misture na Velocidade 6 por 15s. Junte a restante farinha e programe 3m na Velocidade Espiga. Deixe levedar dentro do copo até dobrar o volume.
Retire a massa do copo e estique-a de modo a formar um rectângulo. Cubra 1/3 da massa com metade das frutas cristalizadas e secas, dobre a massa por cima como se fosse enrolá-la e disponha os restantes frutos em cima. Cubra com a última parte da massa, forme um rolo e molde no feitio desejado (em anel se pretender o feitio tradicional). Pincele com 1 gema de ovo batida e enfeite com frutas a gosto. Leve ao forno a 50º até dobrar novamente o volume
Retire do forno e suba a temperatura para 200º. Quando já estiver quente leve a assar cerca de 25m. Quando estiver pronto pincele com um pouco de mel, para ficar com a aquela capa brilhante.

Sugestão: Pode adicionar alguns fios de ovos quando estiver a rechear o bolo.
Nota: Esta receita é da Kathleen, que também contribui para este blog.

No comments:

Post a Comment