Thursday, August 20, 2009

Lasanha de Bacalhau

Ingredientes:
(Lasanha)
400g de bacalhau demolhado e desfiado
200g de miolo de camarão
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 latinhas de cogumelos laminados
100g de queijo mozarella em fios
Placas de lasanha fresca qb
50g de azeite
1 cubo de caldo de peixe ou de marisco
1 malagueta
Sal e pimenta qb

Ingredientes:
(Molho Béchamel)
500g de leite
500g do caldo de cozer o camarão
80g de farinha
40g de margarina
Noz moscada qb

Confecção:
Pique os alhos e a cebola durante 10 segundos na Velocidade 5. Desça os resíduos da parede do copo com a espátula, adicione o azeite e os cogumelos bem escorridos, refogando durante 7 minutos na Temperatura 100º e Velocidade Colher Inversa. Acrescente o bacalhau bem desfiado e cozinhe por mais 3 minutos, à mesma Temperatura e Velocidade.
Entretanto leve ao microondas por 7 minutos na potência máxima o camarão, juntando-lhe 500ml de água, a malagueta e o cubo de caldo de peixe. Escorra o camarão e reserve o caldo.
Junte o camarão ao preparado de bacalhau e reserve.
Prepare então o molho bechámel, com o caldo de cozer o camarão, e complementando com leite até perfazer 1 litro de líquido. Junte a farinha e a margarina e programe 9 minutos, na Temperatura 90º e velocidade 4.
Monte a lasanha alternando camadas do recheio de bacalhau com placas de lasanha, regando com um pouco do molho bechamel em cada camada. Termine com placas de lasanha e uma camada generosa de molho. Polvilhe com o queijo mozarella e leve ao forno a 180º durante cerca de 20 minutos, até ter gratinado o queijo.
Dica:
Pode preparar o recheio de bacalhau com antecedência e em maiores quantidades congelando-o em porções. Quando quiser utilizar basta descongelar!

No comments:

Post a Comment