Saturday, October 30, 2010

Topping de Chocolate


Ingredientes:
100g de chocolate de leite
100g de manteiga de amendoim
3 colheres de sopa de melaço
200ml de natas
Amendoins salgados qb
&
Gelado de Nata (ou outro sabor a gosto)

Confecção:
Junte o chocolate, a manteiga de amendoim, as natas e o melaço num tachinho e leve a lume brando alguns minutos, até obter um creme homogéneo (não chega a ferver).
Sirva morno com uma bola de gelado e amendoins salgados a gosto.

Nota: Mais uma receita da Nigella :)

Paté de Abacate com Queijo Azul

Sim, é verdade... continuo inspirada no livro de receitas da Nigella que comprei recentemente!
Este paté é uma fusão da receita Guacamole que vem no livro base da Bimby e de uma receita que vem neste livro da Nigella. O resultado foi bastante apetitoso!



Ingredientes:
1 abacate
60g de queijo azul (tipo Roquefort)
1 cebolinha
1/2 malagueta vermelha
6 folhas de coentros
50g de leite
Tiras de milho frito qb

Confecção:
Corte o cebolinho em pedaços pequenos e junte no copo da Bimby com as folhas de coentros e a malagueta, limpa de sementes. Triture 10s na Velocidade 5. Em seguida faça descer os resíduos que ficaram nas paredes do copo, junte a polpa do abacate, o queijo, o leite, e pique tudo 15s na Velocidade 6.
Verta para uma taça, e junte-lhe o caroço do abacate, para que o paté não oxide.
Sirva com tiras de milho frito e tostas.

Monday, October 25, 2010

Quesadillas de Queijo e Fiambre

Mais uma receita da Nigella, em que mudei um pouco os ingredientes, para usar o que tinha em casa.



Ingredientes (para cada quesadilha):
1 base de tortilla
1 fatia de fiambre
50g de queijo mozarella em fios
1 azeitona verde
1 cebolinho
coentros qb
óleo qb

Confecção:
Coloque a fatia de fiambre em cima da tortilla. Espalhe o queijo em metade da tortilla, fazendo uma meia lua. por cima distribua a azeitona e o cebolinho, cortados em pequenos pedaços, e polvilhe com coentros picados a gosto.
Dobre a tortilla ao meio, formando uma meia lua e pincele ambos os lados com um pouco de óleo. Leve ao lume numa frigideira aquecida, e deixe dourar 1m de cada lado.
Por fim corte a tortilha em 3 triângulos e sirva ainda quente.

Bolachas de Chocolate com Pepitas de Chocolate

É oficial. Estou rendida às receitas da Nigella!
Estas bolachas de chocolate são uma verdadeira tentação, e acho que as melhores que já alguma vez provei! Como não encontrei pepitas de chocolate tive de recorrer a tablete de chocolate cortada em pedacinhos pequenos. Deu trabalho... mas valeu a pena!! :)


Ingredientes:
125g de chocolate de culinária (com elevada % de cacau)
150g de farinha
30g de cacau em pó
1 colher de chá de bicabornato de sódio
1/2 colher de chá de sal
125g de manteiga
75g de açúcar mascavado
50g de açúcar branco
1 ovo (retirado do frigorífico)
350g de pepitas de chocolate

Confecção:
Derreta os 125g de chocolate de culinária com a manteiga durante 1m na potência máxima do microondas. Mexa com uma colher de pau até ter derretido completamente os ingredientes e reserve.
Misture os açúcares, o cacau em pó, o sal, o bicabornato de sódio e a farinha. Junte o ovo, acabado de retirar do frigorífico, e envolva bem. Por fim junte as pepitas de chocolate e misture. A massa fica bastante espessa.
Com a ajuda de uma colher de gelado e de uma espátula, faça 12 bolas com a massa, e disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, separadas por 6cm entre si. Leve ao forno pré-aquecido a 180º entre 20 e 30m, até que a massa esteja cozida.
Deixe repousar por 5m e retire para uma rede, de modo a que arrefeçam.

Sugestão: seguindo o conselho da Nigella, fiz apenas 6 destas bolachas, e congelei as outras 6, para fazer noutra oportunidade.

Friday, October 15, 2010

Pargo Gratinado com Feijão-Verde e Mostarda

Nome da Receita: Pargo Gratinado com Feijão-Verde e Mostarda

Ingredientes:
3 lombos de pescada
3 batatas médias
200g de feijão verde
1 cebola
4 dentes de alho
100ml de azeite
300ml da água de cozedura do peixe
3 colheres sopa de farinha
½ colher sopa de mostarda dijon
Noz moscada
Sal e pimenta
Queijo ralado

Preparação:
Disponha na varoma o peixe e as batatas, descascadas e cortadas às rodelas e no tabuleiro superior ofeijão-verde. Deite 1 litro de água no copo e marque 20 min, temp varoma, vel 1.
Quando o tempo terminar, retire, reserve a água e desfaça o peixe grosseiramente.Coloque os alhos no copo e pique-os 3 seg, vel 5.
Junte metade do azeite: 2 min, temp varoma, vel 1.
Disponha as rodelas de batata num tabuleiro de ir ao forno e regue com o azeite com o alho. Por cima distribua o feijão-verde. Deite a cebola no copo e marque 4 seg, vel 5.
Junte o azeite: 2 min, temp varoma, vel 1.
Adicione a farinha, a água reservada, a mostarda e os temperos: 6 min, temp 100º, vel 4.
Acrescente o peixe, envolva com a espátula e verta tudo sobre o feijão-verde.
Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a gratinar.

Thursday, October 14, 2010

Torta de Bacalhau

Depois de ter percebido, com a Torta de Laranja, que afinal não é assim tão difícil fazer uma torta, inspirei-me na receita de Torta de Camarão do livro base da Bimby e resolvi adaptá-la aos ingredientes que tinha em casa. O resultado foi muito positivo!



Ingredientes (para a torta):
6 ovos
200g de farinha com fermento
1 pitada de sal

Ingredientes (para o recheio):
250g de migas de bacalhau
1 cebola grande
1 dente de alho
1/4 copo de vinho branco
sal e pimenta qb
&
1 dose de Molho Béchamel
Queijo parmesão para polvilhar
1 folha de papel vegetal

Confecção:
Prepare um refogado, picando a cebola e o dente de alho 10s na Velocidade 5, e cozinhando em seguida 7m na Velocidade 2 e Temperatura 100º. No fim do tempo junte as migas de bacalhau e o vinho branco, tempere a gosto e deixe cozinhar mais 3m na Temperatura Varoma e Velocidade Colher Inversa. Por fim desfie o bacalhau durante 5s na Velocidade 4 Inversa, e reserve.
Prepare o molho béchamel, e junte-lhe o refogado de bacalhau no fim do tempo, envolvendo com a espátula. Reserve este creme, que servirá para rechear a torta.

Com o copo da Bimby muito bem lavado, coloque-lhe a Borboleta, e bata as claras em castelo com uma pitada de sal, durante 10m na Velocidade 3. No fim do tempo programe a Bimby na Velocidade 2 e junte as gemas batidas em fio, pelo bocal da tampa. Por fim acrescente a farinha com fermento e envolva com a espátula.
Deite o creme num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal e leve ao forno a 180º cerca de 15m, vigiando pois o tempo pode variar de forno para forno.

Quando a massa estiver cozida, retire-a do tabuleiro (com a ajuda do papel vegetal) e espalhe em cima o recheio reservado, guardando um pouco para enfeitar a torta. Em seguida enrole a massa, recorrendo ao papel vegetal para facilitar a tarefa. Esta operação deve ser feita com a massa ainda quente.
Coloque a torta num tabuleiro que possa ir ao forno e use um pouco do creme de recheio para a decorar. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar até estar dourada.
Acompanhe com uma boa salada.

Nota: Esta receita parece complexa, mas na realidade não o é, de todo! Além de ser bastante simples de executar, o resultado vale bem o esforço! :)

Wednesday, October 6, 2010

Torta de Laranja


Ingredientes:
6 ovos
100g de açúcar
2 laranjas
1 colher de sopa de farinha Maizena

1 folha de papel vegetal para forrar a forma (tabuleiro)

Confecção:
Descasque as laranjas e junte-as no copo com o açúcar. Programe 2m na Velocidade 8. Em seguida junte os ovos inteiros e a farinha Maizena. Bata tudo 30s na Velocidade 3.
Deite a mistura num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal e leve ao forno a 180º cerca de 15m (o ideal é ir vigiando pois o tempo varia de forno para forno). Está cozido quando espetar um palito e este sair seco.
Retire a massa do tabuleiro e polvilhe com açúcar. Com a ajuda do papel vegetal enrole a torta, polvilhando com açúcar. Esta operação tem de ser feita com a massa ainda quente.
Por fim polvilhe com um pouco mais de açúcar.

Friday, October 1, 2010

Bolo de Iogurte e Cacau

Inspirada na receita de Bolo de Iogurte e Limão que publiquei aqui há tempos, resolvi experimentar esta variante. Ficou delicioso!


Ingredientes:
5 Ovos
1dl de óleo
200g de açúcar
250g de farinha com fermento
1 iogurte natural
40g de cacau em pó
 
Confecção:
Junte no copo todos os ingredientes, à excepção da farinha, e bata durante 5m na Velocidade 4. No fim do tempo junte a farinha (com fermento) e misture 15s na Velocidade 6. Leve ao forno numa forma untada cerca de 45m.