Thursday, October 14, 2010

Torta de Bacalhau

Depois de ter percebido, com a Torta de Laranja, que afinal não é assim tão difícil fazer uma torta, inspirei-me na receita de Torta de Camarão do livro base da Bimby e resolvi adaptá-la aos ingredientes que tinha em casa. O resultado foi muito positivo!



Ingredientes (para a torta):
6 ovos
200g de farinha com fermento
1 pitada de sal

Ingredientes (para o recheio):
250g de migas de bacalhau
1 cebola grande
1 dente de alho
1/4 copo de vinho branco
sal e pimenta qb
&
1 dose de Molho Béchamel
Queijo parmesão para polvilhar
1 folha de papel vegetal

Confecção:
Prepare um refogado, picando a cebola e o dente de alho 10s na Velocidade 5, e cozinhando em seguida 7m na Velocidade 2 e Temperatura 100º. No fim do tempo junte as migas de bacalhau e o vinho branco, tempere a gosto e deixe cozinhar mais 3m na Temperatura Varoma e Velocidade Colher Inversa. Por fim desfie o bacalhau durante 5s na Velocidade 4 Inversa, e reserve.
Prepare o molho béchamel, e junte-lhe o refogado de bacalhau no fim do tempo, envolvendo com a espátula. Reserve este creme, que servirá para rechear a torta.

Com o copo da Bimby muito bem lavado, coloque-lhe a Borboleta, e bata as claras em castelo com uma pitada de sal, durante 10m na Velocidade 3. No fim do tempo programe a Bimby na Velocidade 2 e junte as gemas batidas em fio, pelo bocal da tampa. Por fim acrescente a farinha com fermento e envolva com a espátula.
Deite o creme num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal e leve ao forno a 180º cerca de 15m, vigiando pois o tempo pode variar de forno para forno.

Quando a massa estiver cozida, retire-a do tabuleiro (com a ajuda do papel vegetal) e espalhe em cima o recheio reservado, guardando um pouco para enfeitar a torta. Em seguida enrole a massa, recorrendo ao papel vegetal para facilitar a tarefa. Esta operação deve ser feita com a massa ainda quente.
Coloque a torta num tabuleiro que possa ir ao forno e use um pouco do creme de recheio para a decorar. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar até estar dourada.
Acompanhe com uma boa salada.

Nota: Esta receita parece complexa, mas na realidade não o é, de todo! Além de ser bastante simples de executar, o resultado vale bem o esforço! :)

No comments:

Post a Comment