Tuesday, October 27, 2009

Pão Alentejano

Ingredientes:
(para a massa de levedura)
50g de água
5g de fermento de padeiro fresco
90g de farinha de trigo tipo 65

(para o pão)
280g de água
5g a 10g de sal (depende do gosto pessoal)
500g de farinha de trigo tipo 65

Confecção:
Comece por preparar a massa de levedura: aqueça a água e o fermento de padeiro fresco durante 1m na Velocidade 1 e Temperatura 37º. Adicione a farinha e misture 10s na Velocidade 3. Reserve num local morno, tapado com um pano de algodão, até dobrar de volume (cerca de 30m).
Quando a massa de levedura tiver dobrado o volume pode preparar a massa para o pão: aqueça a água com o sal durante 1,30m na Velocidade 1 e Temperatura 37º. Acrescente a farinha e a massa de levedura, e bata por 2m na Velocidade Espiga. Reserve a massa, coberta com película aderente, num local morno até que dobre o volume.

Após esse período de espera reserve 150g desta massa. Poderá utilizá-la na confecção de outro pão, em substituição da massa de levedura. Se quiser, poderá congelar para utilização posterior.
Com a massa restante molde o pão do formato desejado, e faça-lhe um corte na superfície, com a ajuda de uma faca. Reserve num local morno até que torne a dobrar o volume.
Quando a massa tiver dobrado o volume pré-aqueça o forno a 180º, tendo o cuidado de colocar dentro um tabuleiro com água. A humidade criada será fundamental para que a crosta do pão fique crocante. Asse o pão durante cerca de 45m e retire de imediato quando estiver no ponto desejado, para que não endureça em demasia.

Nota: esta receita está publicada na revista oficial da Bimby nº8.

2 comments:

  1. a minh alma tá parva
    Este pão é teu?
    foste tu que fizeste mesmo?
    Mesmo, mesmo?
    é que tá igual aos da padaria
    Ganda pinta

    ReplyDelete
  2. Posso substituir o fermento de padeiro por fermento em granulado (tipo fermipan)?

    ReplyDelete