Saturday, October 17, 2009

Peito de Perú na Varoma

Ingredientes:
- 1 peito de perú, com aproximadamente 1Kg (o que usei tinha 800g)
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 300g de arroz agulha ou basmatti
- mostarda qb
- sal, pimenta e cominhos a gosto
- 40g de azeite
- óleo a gosto
- sumo de limão a gosto
- 1 colher de sobremesa de farinha Maizena

Confecção:
Coloque o peito de perú no recipiente da Varoma e esfregue-o com as especiarias dos dois lados. Regue com sumo de limão a gosto.
Encha o copo com 1L de água, tape e coloque a Varoma em cima, programando 30 minutos, na velocidade 1 e temperatura Varoma.
No fim desse tempo rectifique a quantidade de água no copo para tornar a ter 1L, tempere com óleo e sal a gosto, e coloque-lhe o cesto dentro, com o arroz (não esquecer que o suco da carne vai escorrendo para o copo, pelo que é conveniente reduzir um pouco a quantidade de sal habitualmente usada para o arroz). Torne a colocar a Varoma em cima e programe mais 20 minutos na velocidade 4, com temperatura Varoma. No fim do tempo retire o arroz e reserve. Corte a carne em fatias finas para uma travessa, certificando-se que está bem cozinhada (caso não esteja, programe mais alguns minutos à mesma temperatura e velocidade).
Reserve a água que sobrou no copo, e sem o lavar pique a cebola e os dentes de alho durante 20 segundos na velocidade 6, confirmando que ficam bem triturados. Adicione o azeite e refogue 8 minutos, na velocidade 2 com temperatura 100º. No final do tempo, adicione a farinha maizena, a água do arroz que tinha reservado e mostarda a gosto. Cozinhe durante 5 minutos, na velocidade 3, temperatura 100º. Rectifique o tempero, se necessário e triture alguns segundos numa velocidade alta se preferir o molho homogéneo.
Deite o molho bem quente em cima da carne já fatiada e sirva com o arroz.

No comments:

Post a Comment