Tuesday, October 27, 2009

Pão Alentejano

Ingredientes:
(para a massa de levedura)
50g de água
5g de fermento de padeiro fresco
90g de farinha de trigo tipo 65

(para o pão)
280g de água
5g a 10g de sal (depende do gosto pessoal)
500g de farinha de trigo tipo 65

Confecção:
Comece por preparar a massa de levedura: aqueça a água e o fermento de padeiro fresco durante 1m na Velocidade 1 e Temperatura 37º. Adicione a farinha e misture 10s na Velocidade 3. Reserve num local morno, tapado com um pano de algodão, até dobrar de volume (cerca de 30m).
Quando a massa de levedura tiver dobrado o volume pode preparar a massa para o pão: aqueça a água com o sal durante 1,30m na Velocidade 1 e Temperatura 37º. Acrescente a farinha e a massa de levedura, e bata por 2m na Velocidade Espiga. Reserve a massa, coberta com película aderente, num local morno até que dobre o volume.

Após esse período de espera reserve 150g desta massa. Poderá utilizá-la na confecção de outro pão, em substituição da massa de levedura. Se quiser, poderá congelar para utilização posterior.
Com a massa restante molde o pão do formato desejado, e faça-lhe um corte na superfície, com a ajuda de uma faca. Reserve num local morno até que torne a dobrar o volume.
Quando a massa tiver dobrado o volume pré-aqueça o forno a 180º, tendo o cuidado de colocar dentro um tabuleiro com água. A humidade criada será fundamental para que a crosta do pão fique crocante. Asse o pão durante cerca de 45m e retire de imediato quando estiver no ponto desejado, para que não endureça em demasia.

Nota: esta receita está publicada na revista oficial da Bimby nº8.

Monday, October 26, 2009

Pataniscas de polvo com salada de feijão frade
















Ingredientes
120 grs de farinha sem fermento
0,5 dl de vinho branco
2 ovos
1 raminho de salsa
4 dentes de alho
1 cebola
800 grs de polvo congelado (270 grs cozido)
Sal grosso
Pimenta em grão para moer
Azeite

(NOTA: Eu fiz o dobro desta quantidade, dobrando só a quantidade de polvo e de farinha, o resto foi igual)

Salada de feijão frade:
1 lata pequena de feijão frade cozido
Alface a gosto
1 tomate
1/2 cebola grande ou 1 pequena
2 ovos

Coza o polvo em água com sal e uma cebola. Na Bimby, pique 1 dente de alho, meia cebola e a salsa. Junte coloque a farinha, a água e o vinho. Junte os ovos e misture na velocidade 3, durante 6 segundos. Adicione Junte o polvo já cozido e triture em vel 5 durante 10 segundos. Tempere com sal e pimenta e misture mais um pouco na velocidade 3.Aqueça uma frigideira anti-aderente com azeite e coloque pequenas quantidades de massa de cada vez e deixe fritar até ficarem douradas dos dois lados.

Para a salada, misture o feijão frade, a alface e o tomate cortados miudinhos e a cebola picada. Junto os dois ovos cozidos previamente e cortados aos gomos. Tempere com azeite e vinagre.

Saturday, October 24, 2009

Madalenas


Ingredientes:
200 gr. de manteiga
200 gr. de açucar
Casca de laranja e de limão (só a parte colorida)
4 ovos
200 gr. de farinha
1 c. de chá de fermento Royal
1 pitada de sal

Preparação:
Pulverizar o açucar com o copo bem seco, programe 15 seg., Vel 9
Adicionar as cascas de laranja e do limão e repetir a operação.
Juntar os ovos e a manteiga, colocar a borboleta na lâmina e programar 2 Min., Temp37º., Vel.4
Deixar a bater mais 2 minutos sem temperatura.
Incorporar a farinha, o fermento e o sal.
Mexer tudo durante 6 seg. Vel.4
Por último colocar a massa em formas de madalenas, enchendo-as só até metade, polvilhar com açucar normal e introduzir no forno pré aquecido, baixando a temperatura para 180º durante 15 ou 20 minutos.

Esta receita é do livro base pág.100

Bolo Inglês



Ingredientes:
150 gr. de açúcar
4 ovos
130 gr. de manteiga
330 gr. de farinha
1 saqueta de fermento Royal
1 pitada de sal
150 gr,. de frutas cristalizadas

P/ o glacé:
200 gr. de açucar
1 clara de ovo
1 c. sumo de limão

Preparação:
Se utilizar frutos secos deverá picá-los junto com as frutas cristalizadas durantes 6seg., Vel 3 1/2 procurnado que fiquem pedacinhos pequenos. Reserve-os
Coloque no copo o açucar e os ovos e programe 2 min., temp 37º, Vel.5. Adicione a manteiga e mexa durante 10 seg., Vel 5.
Junte a farinha, o fermento e o sal e mexa durante 10 seg., Vel.5. Incorpore os frutos secos e misture com a espátula. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e farinha. Deite a mistura na forma sem que encha mais que metade e polvilhe a superficie com açucar normal, se não desejar utilizar o glac´, introduza no forno previamente aquecido a 170º durante 30 min. aproximadamente. Comprove que está pronto picando no centro com um palito que deverá sair seco. Para preparar o glacé, com o copo muito seco, glacei o açucar programando 1 seg. Vel9. Adiciona os restantes ingredientes e misture durane 8 seg., Vel 5, até que fique bem unido. Deite sobre o bolo em fio.

Wednesday, October 21, 2009

Bife de Pimenta

Ingredientes:
1 bife alto
8 ou 10 dentes de alho
sal grosso
pimenta preta para moer
pimenta preta, rosa e verde em grão
rum
margarina
leite
1 colher de sopa rasa de mostarda Dijon

Confecção:
Temperar o bife com a pimenta moída na altura, os alhos esmagados com uma faca e sal grosso a gosto. Numa frigideira, colocar a margarina e aquecer muito bem em lume forte. Colocar o bife na frigideira, juntar uma mão-cheia de pimenta em grão e deixar fritar uns minutos. Derramar uma boa quantidade de rum por cima (cuidado para não pegar fogo à garrafa!) e esperar que o conteúdo da frigideira pegue fogo. Sacudir energicamente a frigideira enquanto o fogo durar. Quando se apagar, acrescentar leite e a mostarda, mexer e deixar apurar sem cozinhar demasiado o bife (deve ficar mal passado).

Tuesday, October 20, 2009

Bolo de Cenoura com Molho de Chocolate


Ingredientes:
(para o bolo)
3 cenouras grandes
4 ovos
200g de óleo
250g de açúcar
200g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
(para o molho de chocolate)
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de leite
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de chocolate em pó para o leite
Confecção:
Triture as cenouras, já descascadas e lavadas, durante 20s na Velocidade 7. Faça descer os resíduos das paredes do copo com a ajuda da espátula, junte os ovos inteiros e o óleo, e bata durante mais 30s na Velocidade 5. Em seguida triture 10s na Velocidade 7, para se certificar que o creme fica homogéneo e não sobram pedacinhos de cenoura.
Misture numa taça a farinha com o açúcar e o fermento. Junte o creme que bateu na Bimby e envolva bem.
Leve ao forno a 160º numa forma grande durante cerca de 45m. O bolo estará pronto quando lhe espetar um palito e este sair seco.
Desenforme o bolo e pique todo o topo com um palito.
Prepare o creme, levando ao lume a manteiga. Quando esta derreter junte o açúcar, o chocolate e o leite. Mexa até levantar fervura, altura em que o creme estará pronto.
Deite o creme por cima do bolo ainda quente.
Nota: Este bolo pode ser feito sem a Bimby, substituindo-a por um copo liquidificador.

Sunday, October 18, 2009

Cream Fruit Pie


Esta receita não é da minha autoria. Copiei-a de um blog de receitas que tinha coisas muito boas, mas que infelizmente me esqueci de guardar e agora não me lembro.
Enfim.
Mas a tarte é uma delicia, não dá trabalho nenhum a fazer e não é muito doce.
Eu fiz a base com massa quebrada, mas acho que para a próxima vez irei fazer com massa folhada.

Ingredientes para a base:
1 embalagem de massa quebrada/ massa folhada

Ingredientes para o creme custard:
2 colheres de chá de essencia de baunilha
2 colheres de sopa de maizena
2 gemas
2 ovos
1 chávena de açucar
1/2 litro de leite
2 colheres de sobremesa de farinha de trigo

Ingredientes para a cobertura:
Fruta variada, eu usei um pacote de frutos silvestres que se compram congelados no supermercado (uma embalagem dá para duas tartes).

Confecção:
Forrar uma base de tartes préviamente untada, picar com um garfo, e levar ao forno a 200º por 15 minutos, ou até dourar. Reservar.

Aquecer num tacho o leite juntamente com metade do açucar. Mexer um pouco no inicio para não pegar ao fundo.
Enquanto isso, misture numa taça as gemas, os ovos, o resto do açucar, a farinha e a maizena. Acresentar pouco a pouco o leite aquecido, mexendo sempre para misturar bem. Levar novamente a lume brando até engrossar, eu utilizo um fouet para não fazer grumos.
Quando tiver engrossado, desligue o lume e misture as duas colheres de essência de baunilha.
Despejar na massa de torta já assada.

Em seguida colocar as frutas por cima e levar ao frigorifico umas horas antes de servir.

Saturday, October 17, 2009

Peito de Perú na Varoma

Ingredientes:
- 1 peito de perú, com aproximadamente 1Kg (o que usei tinha 800g)
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 300g de arroz agulha ou basmatti
- mostarda qb
- sal, pimenta e cominhos a gosto
- 40g de azeite
- óleo a gosto
- sumo de limão a gosto
- 1 colher de sobremesa de farinha Maizena

Confecção:
Coloque o peito de perú no recipiente da Varoma e esfregue-o com as especiarias dos dois lados. Regue com sumo de limão a gosto.
Encha o copo com 1L de água, tape e coloque a Varoma em cima, programando 30 minutos, na velocidade 1 e temperatura Varoma.
No fim desse tempo rectifique a quantidade de água no copo para tornar a ter 1L, tempere com óleo e sal a gosto, e coloque-lhe o cesto dentro, com o arroz (não esquecer que o suco da carne vai escorrendo para o copo, pelo que é conveniente reduzir um pouco a quantidade de sal habitualmente usada para o arroz). Torne a colocar a Varoma em cima e programe mais 20 minutos na velocidade 4, com temperatura Varoma. No fim do tempo retire o arroz e reserve. Corte a carne em fatias finas para uma travessa, certificando-se que está bem cozinhada (caso não esteja, programe mais alguns minutos à mesma temperatura e velocidade).
Reserve a água que sobrou no copo, e sem o lavar pique a cebola e os dentes de alho durante 20 segundos na velocidade 6, confirmando que ficam bem triturados. Adicione o azeite e refogue 8 minutos, na velocidade 2 com temperatura 100º. No final do tempo, adicione a farinha maizena, a água do arroz que tinha reservado e mostarda a gosto. Cozinhe durante 5 minutos, na velocidade 3, temperatura 100º. Rectifique o tempero, se necessário e triture alguns segundos numa velocidade alta se preferir o molho homogéneo.
Deite o molho bem quente em cima da carne já fatiada e sirva com o arroz.

Thursday, October 15, 2009

Caramellini

Os caramellini são as bolachinhas do lado esquerdo.

Ingredientes:
- 100g de margarina
- 170g de açúcar mascavado
- 50g de mel
- 1 ovo
- 1 colher de chá de canela em pó
- 250g de farinha
- 1 colher de chá de fermento
Confecção:
Bata no copo a margarina durante 15s na Velocidade 5. Junte o açúcar, o mel, o ovo e a canela, e bata 30s na Velocidade 5. Acrescente a farinha e o fermento, e bata mais 30s na Velocidade 5.
Molde este preparado em dois rolos, enrolados em papel de alumínio, e leve ao frigorífico algumas horas, para que a massa fique bem rija.
Depois retire o papel de alumínio e corte os rolos em rodelas com a espessura de um dedo. Disponha as rodelas no tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal, deixando algum espaço entre cada uma. Leve ao forno, a 220º na ranhura superior, durante cerca de 8m.
Os caramellini devem ficar dourados.
Nota: Esta receita está publicada no livro da Vaqueiro Bolos e Bolinhos, e rendeu-me cerca de 50 biscoitos.

Sunday, October 11, 2009

Pinha Dourada


Ingredientes:
- 8 ovos
- 250g de açúcar
- 120g de água
Confecção:
Separe as gemas das claras. Coloque a Borboleta no copo e bata as claras em castelo com uma pitada de sal durante 10m na Velocidade 4. Verifique se ficaram bem rijas e bata mais um pouco na mesma velocidade se achar necessário. Espalhe as claras em castelo num tabuleiro e leve ao forno bem quente durante cerca de 8m (1m por cada clara). Verifique se ficaram douradas e reserve.
Entretanto faça o doce de ovos: coloque a água e o açúcar no copo e programe 20m na Velocidade 2 e Temperatura 100º. Em seguida programe mais 5m à mesma Velocidade e Temperatura, e deixe as gemas desfeitas cair em fio pelo bucal e deixe terminar o tempo.
Regue as claras com o doce de ovos e deixe arrefecer.
Nota: Pode ajustar os tempos para que o doce de ovos fique mais líquido ou mais grosso consoante o seu gosto pessoal.

Thursday, October 8, 2009

Bolo de Mel Caseiro

Ingredientes:
- 2 ovos
- 100g de mel
- 400g de leite
- 250g de açúcar mascavado
- 300g de farinha
- 80g de manteiga
- 2 colheres de sopa de canela
- 2 colheres de chá de fermento

Confecção:
Bata todos os ingredientes, à excepção da farinha e do fermento, durante 5m à Velocidade 3 e Temperatura 37º.
Adicione a farinha e o fermento e bata por 15s na Velocidade 3.
Leve ao forno a 180º numa forma de buraco durante cerca de 40m.

Nota: Esta receita pertence ao livro Doces e Sobremesas.

Tuesday, October 6, 2009

Danoninhos


Ingredientes:
- 800g leite
- 1 embalagem de queijo creme
- 60g leite em pó ou 1 iogurte natural
- 1 saqueta de gelatina de um sabor à escolha
- 60g de açúcar

Confecção:
Aqueça na Temperatura 90º metade do leite durante 5 minutos, na Velocidade 1.
Adicione a gelatina, e mexa na Velocidade 4 durante 30s.
Acrescente os restantes ingredientes e bata na Velocidade 10 por 30s.
Distribua por frasquinhos e leve ao frigorífico.
Esta receita não necessita de abafar, porque a gelatina vai solidificar o iogurte.

Omolete na Varoma


Ingredientes:
- 6 ovos
- um fio de natas ou de leite
- 50g de queijo mozarella em fios
- 8 rodelas de chourição
- 1 latinha de cogumelos
- sal e pimenta qb
- cebolinho picado
e
- 1 pedaço de papel vegetal
- 1L de água


Confecção:
Corte um pedaço de papel vetegal, molhe-o com água, para que fique mais fácil de moldar, e forre o tabuleiro da Varoma.
Bata os ovos com um fio de natas. Tempere a gosto com sal e pimenta. Deite o preparado no tabuleiro forrado. Disponha o queijo mozarella, os cogumelos e o chourição em cima e polvilhe com cebolinho picado.
Encha o copo da Bimby com 1L de água, disponha a Varoma em cima e programe durante 30m na Velocidade 2 e Temperatura Varoma. No fim do tempo verifique com um palito se a omolete está bem cozinhada. Caso não esteja pode cozinhá-la mais uns minutos à mesma temperatura e velocidade.

Sugestão: Pode aproveitar o tempo para cozinhar o acompanhamento em simultâneo, fazendo arroz no copo, ou cozinhando a vapor alguns legumes na Varoma.

Sunday, October 4, 2009

Bolo de chocolate com raspa de laranja

Ontem tive visitas e resolvi fazer este bolo que saiu na revista deste Outono.
É muito fácil de fazer e muito bom, pois não sobrou nadica.
Chamo a atenção que é um bolo que fica grande, e que não coube todo dentro de uma forma normal.
E a foto que irei colocar, não faz jus ao bolo, pois abri a porta do forno a meio e ele baixou todo.

Ingredientes para o bolo:
250 gr. de açúcar
Casca de 1/2 laranja, só a parte laranja
4 ovos médios
70 gr. de óleo
150 gr. de água morna
160 gr. de farinha Espiga tipo 55
100 gr. de chocolate em pó
1 c. de sopa de fermento em pó para bolos

Ingredientes para a cobertura:
40 gr de margarina
90 gr. de açúcar
50 gr. de chocolate em pó
80 gr. de leite
Raspas de laranja q.b. para enfeitar

Preparação do bolo:
.Deite no copo o açúcar e a casca da laranja e pulverize 20 seg/Vel.9
.Coloque a borboleta, os ovos e bata 4 min./37º/Vel.3. De seguida programe 3 min/Vel.3
.Pré aqueça o forno a 180º
.Pese o óleo, a água e reserve.
.Programe 1,30Min./Vel3 e deite lentamente através do bocal da tampa, o óleo e a água reservada
.Coloque o copo invertido para evitar salpicos
.Retirar a borboleta, adicionar a farinha e o fermento e misture 15 Seg./Vel.3.
.Deite numa forma de coroa untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno cerca de 30 minutos.

Preparação da cobertura:
Faça a cobertura quando retirar o bolo do forno.
Coloque todos os ingredientes no copo excepto as raspas e programe 8Min./Varoma/Vel.4
Deite a cobertura sobre o bolo e decore com raspas de laranja


Tarte Alemã


Ingredientes:
(Para a Massa)
- 100g de açúcar
- 200g de manteiga
- 300g de farinha

(Para o Recheio)
- 2 ovos
- 4 ou 5 maçãs grandes
- 200g de natas
- 50g de açúcar
- 1 gema de ovo para pincelar
- 1 frasco de compota de alperce ou damasco

Confecção:
Coloque os ingredientes da massa no copo e programe 15s na Velocidade 6.
Reserve um terço da massa e forre uma tarteira de fundo amovível com a restante. Para ajudar a esticar a massa polvilhe-a com um pouco de farinha e estenda-a com um rolo em cima de uma folha de papel vegetal. Em seguida transfira para a tarteira sem retirar o papel vegetal.

Descasque as maçãs e triture-as na Bimby, com 3 ou 4 golpes de turbo. Espalhe em cima da massa sem pressionar.
Bata as natas, o açúcar e os ovos durante 30s na Velocidade 3. Deite o preparado sobre a maçã e deixe infiltrar.
Com a massa reservada faça rolinhos fininhos e disponha-os na tarte de modo a obter um entrançado, pincelando em seguida com a gema de ovo batida, para que fiquem douradas.
Por fim recheie cada quadrado na tarte com 1 colher de chá de compota de fruta.
Leve ao forno a 180º durante cerca de 30m.


Sugestão: Poderá utilizar outra compota de fruta. Eu usei compota de pêssego. Em alternativa às natas tradicionais também optei por natas de soja.
Nota: Esta receita está no livro Doces e Sobremesas.

Thursday, October 1, 2009

Tarte Rápida de Atum

Hoje para o jantar resolvi fazer esta tarte de atum.
É muito fácil de fazer e eu achei uma delícia.

Ingredientes:
1 receita de massa quebrada feita na Bimby

150 gr. de cebola cortada aos quartos
200 gr. de tomate cortado aos cubos (pelei-o primeiro)
100 gr. de cenoura cortada ao meio
1/2 pimento verde cortado às tiras
50 gr. de azeitona verde s/ caroço
2 c. de sopa de farinha
1 c. de sopa de oregãos
sal q.b.
2 latas de atum Bom Petisco escorrido
1 lata pequena de milho doce
1 gema de ovo para pincelar

Preparação:
*Faça a massa quebrada conforme a receita do livro base.
*Reserve
*Coloque no copo todos os ingredientes excepto o atum e o milho. Programe 8 seg /vel4
*Adicione o atum e o milho e envolva com a ajuda da espátula.
*Pré aqueça o forno a 180º
* Numa superficie estenda com um rolo 2/3 da massa e forre o fundo e as laterais de uma tarteira com 26 cm de diâmetro, deite o recheio e cubra com a restante massa.
*Pincele com a gema e leve ao forno cerca de 20 minutos.