Monday, August 2, 2010

Bolo de Chocolate

A receita deste bolo vem no livro base da Bimby. Eu adaptei um pouco para fazer também um creme para rechear. Este é dos melhores bolos de chocolate que já fiz! Desta vez foi para um aniversário.


Ingredientes (para o bolo):
4 ovos
250g de açúcar
250g de manteiga
250g de chocolate negro em barra para culinária
250g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Ingredientes (para o recheio):
1/2 lata de leite condensado
100g de chocolate negro em barra para culinária
50g de manteiga

Ingredientes (para a cobertura):
2 ovos
o peso dos ovos em chocolate negro em barra para culinária
o peso dos ovos em açúcar
o peso dos ovos em manteiga

Confecção:
Junte no copo da Bimby os ovos inteiros, o açúcar e a manteiga. Bata na Velocidade 4 durante 5m, com Temperatura 70º. No fim do tempo junte o chocolate partido em pedacinhos e programe 1m na Velocidade Colher, para amaciar. Em seguida triture 20s na Velocidade 6. Junte a farinha e o fermento e mexa durante 15s na Velocidade 6.
Deite numa forma de buraco, já untada, e leve ao forno a 180º durante cerca de 45m. O bolo fica ligeiramente húmido no meio.

Depois de desenformar o bolo corte-o ao meio e prepare o recheio: triture o chocolate durante 20s na Velocidade 8. Junte a manteiga e o leite condensado, e programe 5m na Velocidade 4 e Temperatura Varoma. Recheie o bolo de imediato, enquanto o creme estiver bem quente, tape-o com a parte de cima e reserve.

Prepare o creme para a cobertura, juntando todos os ingredientes excepto o chocolate e programando 5m na Velocidade 4 e Temperatura 70º. Em seguida junte o chocolate partido em pedaços e programe mais 1m na Velocidade Colher, para amaciar.  No fim do tempo triture tudo 20s na Velocidade 6.
Cubra o bolo com este creme, que deve estar ainda quente.

Neste caso, sendo para o aniversário de uma criança, enfeitei o bolo com smarties.

2 comments: